Parauapebas (94) 99253-0926 / (94) 98101-5145
Matriz - Av. Potiguar, QD 54, LT 20, s/n - Parque dos Carajás Parauapebas - PA

O que é financiamento imobiliário e como financiar um imóvel

Quais são os passos para financiar um imóvel pela Caixa? O que significa financiar, quais os impedimentos que pode haver no processo junto à Caixa.

O financiamento de imóveis é bastante comum no Brasil e tem se tornado mais popular ainda com a expansão do mercado imobiliário nos últimos anos, isto graças à melhora da economia brasileira, aos incentivos do governo para a obtenção de moradia e é claro da necessidade das famílias em obter uma casa ou apartamento para morar.

O que é financiamento

Na prática um financiamento imobiliário é o mesmo que comprar um imóvel com dinheiro de terceiro, ou seja, os imóveis são vendidos à vista e você não tem dinheiro para pagar a vista, então recorre a um banco que lhe empresta o dinheiro para o pagamento do imóvel e cobrará este valor em parcelas mensais e sucessivas, acrescidas de juros, seguro e outras taxas, até que todo o valor seja pago.

Basicamente o financiamento de imóveis pela Caixa, que é o banco que mais financia, funciona da seguinte forma:

Passo 1:

A primeira coisa a fazer é vir até a Pontual Imobiliária para juntos encontrarmos o imóvel que você deseja comprar. Ele pode ser novo ou usado e pode ter certeza, temos as melhores opções para você e sua família.

Passo 2:

Agora é hora de fazer uma simulação do financiamento. Esta simulação, baseada nas informações do imóvel e nas suas informações, mostrará entre outras coisas:

  • O valor máximo que poderá ser financiado
  • O valor inicial da parcela que você irá pagar
  • Os valores das demais parcelas, já que na Caixa você pode optar por parcelas regressivas (Tabela SAC) ou parcelas fixas (Tabela PRICE)
  • A taxa de juros que você pagará
  • A quantidade máxima de parcelas disponíveis (isto dependerá da sua idade, renda e outras informações)

 

Passo 3:

Depois que você juntamente com um de nossos corretores, definir o imóvel, iremos solicitar todos os documentos necessários de todos os participantes do financiamento e verificaremos também a  documentação dos proprietários para certificar que não haverá nenhum impedimento na Caixa.

Em caso de imóvel usado: A documentação do imóvel precisa estar regularizada e averbada. Entenda o seguinte: na certidão do imóvel precisa constar exatamente o que existe no imóvel, tudo tem que estar averbado, pois o engenheiro da Caixa vai até o local para conferir isso.

A documentação dos proprietários também deve ser considerada. Problemas no SPC, Serasa, Banco Central, dívidas trabalhistas já julgadas e não pagas, problemas no INSS e Receita Federal devem ser consideradas.

Passo 4:

A Pontual Imobiliária é correspondente  da Caixa, iremos solicitar uma lista de documentos que de maneira geral são:

  • CPF, RG, Certidão de Casamento e comprovante de endereço de todos os envolvidos (comprador (es) e/ou conjugue)
  • 03 últimos contra cheques
  • Carteira de trabalho ou termo de posse
  • Declaração de Imposto de Renda

 

Processo do Financiamento

Depois de juntar toda a documentação, iremos realizar o processo interno que incluirá na abertura de conta (aso não seja correntista da Caixa), aprovação de crédito, visita do engenheiro CAIXA ao imóvel para avaliação do mesmo, somente após esse processo é que os compradores e vendedores assinarão o contrato de financiamento com a CAIXA. Esse processo pode demorar entre semana a meses, dependendo de cada caso.

Feito todo o processo você agora é o dono do imóvel, tendo somente que pagar o seu financiamento em dias até a quitação do mesmo e você ser de fato On proprietário.

Boa sorte e bons negócios.

 

Open chat
1
😁👍Olá, estamos online.
Powered by